top of page

Wi-Fi 2.4 ou 5GHz? Quais diferenças e qual devo usar?


Se você estiver pensando em substituir ou atualizar seu roteador antigo, você pode encontrar termos como "banda dupla", que se refere a um roteador com Wi-Fi de 2,4 GHz e 5 GHz. Afinal, o que esses números significam? Saiba quais são as diferenças e qual você deve usar.

Qual é a diferença entre WiFi de 2,4 GHz e 5 GHz?

Embora possa parecer confuso, esses números se referem a dois comprimentos de onda de rádio diferentes (geralmente chamados de "bandas" ou "frequências") atualmente usados ​​pela maioria dos roteadores para transmitir as conexões sem fio de internet. As duas grandes diferenças entre as frequências de 2,4 GHz e 5 GHz são a velocidade e alcance.

Uma transmissão sem fio a 2,4 GHz fornece internet para uma área maior, mas sacrifica a velocidade, enquanto 5 GHz fornece velocidades mais rápidas para uma área menor. Cada roteador é projetado para fornecer um determinado conjunto de frequências, e você deve considerar qual banda e canal WiFi atenderá melhor às suas necessidades e fornecerá o desempenho ideal.

Listados abaixo estão os diferentes padrões de WiFi, frequências e distâncias e velocidades teóricas. Lembre-se de que as velocidades que você obtém com seu roteador variam com base na velocidade do serviço de internet pela qual você está pagando.




O que são roteadores de banda dupla e tripla?

A maioria dos roteadores modernos age como roteadores de banda dupla ou tripla. Um roteador de banda dupla é aquele que transmite um sinal de 2,4 GHz e 5 GHz da mesma unidade, fornecendo a você duas redes Wi-Fi e o melhor dos dois mundos. Os roteadores de banda dupla podem ser:

  • Dual-band selecionável: Um roteador de banda dupla selecionável oferece uma rede Wi-Fi de 2,4 GHz e 5 GHz, mas você só pode usar uma de cada vez. Na verdade, você precisa usar um interruptor para informar a banda que deseja usar.

  • Dual-band simultâneo: Um roteador de marca dupla simultâneo transmite redes Wi-Fi de 2,4 GHz e 5 GHz separadas ao mesmo tempo, oferecendo a você duas redes Wi-Fi que você pode escolher ao configurar um dispositivo. Algumas marcas de roteador também permitem que você atribua o mesmo SSID às duas bandas para que os dispositivos vejam apenas uma única rede - embora ambas ainda estejam operacionais. Eles tendem a ser um pouco mais caros do que os roteadores de banda dupla selecionáveis, mas as vantagens de ter as duas bandas operando simultaneamente geralmente superam a diferença de custo.

Um roteador tri-band opera três redes simultaneamente - dois sinais de 5 GHz e um de 2,4 GHz. A razão para isso é ajudar a aliviar o congestionamento da rede. Se você tiver vários dispositivos que usam a conexão de 5 GHz intensamente, como streaming de alta resolução ou até mesmo vídeo 4K, você pode se beneficiar gastando um pouco mais em um roteador tri-band.

Qual frequência você deve escolher - 2,4 GHz ou 5 GHz?




Há vários fatores que determinam qual banda seus dispositivos devem utilizar.Muitos dispositivos no mundo de hoje usam o comprimento de onda de 2,4 GHz, incluindo microondas, câmeras de monitoramento e portões de portas de garagem.

Embora você possa não ter muitos desses dispositivos em sua casa, se você mora em um apartamento cercado por outras pessoas, é provável que essa banda de 2,4 GHz esteja congestionada com vários dispositivos.

Se você possui um dispositivo que não se move e fica perto do seu roteador (mas não pode conectá-lo com um cabo Ethernet), recomendamos configurá-lo para uma frequência de 5 GHz, para reduzir o congestionamento e aproveitar as velocidades mais altas que a banda de 5 GHz pode fornecer.

Por outro lado, se você possui um dispositivo que se move muito em sua casa (como o smartphone), e geralmente está mais distante do seu roteador, recomendamos que você defina esse dispositivo na frequência de 2,4 GHz.


Esse comprimento de onda tem um alcance maior e pode penetrar objetos sólidos mais facilmente do que a banda de 5 GHz, tornando-a ideal para dispositivos que se movem ou que ficam localizados mais longe do roteador.

Resumo do 2,4 GHz

  • Contras: menor taxa de dados; mais propenso a interferências; geralmente mais dispositivos usando essa frequência.

  • Prós: Maior área de cobertura; melhor na penetração de objetos sólidos.

  • Velocidade máxima de conexão: ~ 150 Mbps.

  • Faixa máxima de sinal (do roteador): ~ 410 pés.

Resumo do 5 GHz

  • Prós: Maior taxa de dados; menos propenso a interferências; geralmente menos dispositivos usando essa frequência.

  • Contras: Menor área de cobertura; menos bem-sucedido na penetração de objetos sólidos.

  • Velocidade máxima de conexão: ~ 1 Gbps.

  • Faixa máxima de sinal (do roteador): ~ 410 pés amplificados.

Se você escolher 2.4Ghz ou 5Ghz, precisará verificar se o modem / roteador e o dispositivo estão configurados para usar a mesma frequência. Verifique seu modelo específico de roteador para especificações de compatibilidade e frequência.

82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page