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Os principais motivos que causam indisponibilidades em servidores


O sistema está instável? Quem trabalha com TI sabe que quedas e indisponibilidade em servidores são uma dor de cabeça constante. Tudo o que um profissional de TI quer é que ele seja estável, simples de trabalhar e que rode as aplicações com o máximo de disponibilidade possível.

Além disso, o mau funcionamento dos sistemas pode gerar altos custos de manutenções não programadas e prejudicar a produtividade da empresa, trazendo prejuízos e impedindo o crescimento do negócio.

Mas, o que fazer quando os servidores não funcionam corretamente e estão sempre caindo? Calma, primeiro você tem que identificar alguns dos principais motivos que levam a isso. E, em seguida, conhecer algumas soluções que te ajudarão a resolver de uma vez por todas esse problema.


Se interessou no assunto? Então conheça agora as principais causas e como solucioná-las.


Fornecedores de sistemas

Alguns sistemas são hospedados por empresas terceirizadas e acabamos ficando na mão quando saem do ar. O ideal nesses casos, portanto, é contar com uma equipe que disponha de uma ferramenta de monitoramento em tempo real e identifique imediatamente o problema para que o suporte seja dado o quanto antes.

Assim, a falha poderá ser identificada com mais rapidez e as atitudes para solucionar o problema serão tomadas de imediato. Isso faz com que o tempo de indisponibilidade do sistema seja reduzido.


Falha de acesso aos sistemas

Erros de script ocasionam em falhas de acesso ao banco de dados, mesmo que o SQL, por exemplo, esteja íntegro. Muitas vezes, levamos tempo para identificar o problema, e por isso é fundamental utilizar as ferramentas adequadas para agilizar o processo de identificação e correção das falhas.


Perda de banco de dados

Geralmente ocorre por algum problema no servidor de banco de dados, mas a perda também pode indicar a exclusão dos dados acidentalmente ou por algum funcionário mal-intencionado (sim, isso acontece). Nesses casos, é indicado dispor de uma plataforma adequada, que possibilite rastrear todas as alterações realizadas e o que foi perdido, inclusive identificando o responsável.

Ter um sistema ou servidores fazendo um backup diário de todo o ambiente é essencial para a restauração dos dados perdidos.


Problemas de armazenamento

É apontado por grande parte dos profissionais de TI como umas das principais causas de quedas e indisponibilidade em servidores. A redução de desempenho nos sistemas pode estar ligada diretamente a erros na escolha do tipo de armazenamento, como SSD, SAS ou SATA.

Para garantir a integridade dos dados, temos que levar em consideração as falhas operacionais ainda no processo de desenvolvimento. Para isso é importante contar com uma boa ferramenta DevOps, que integra os processos entre desenvolvimento e operação.


Violações de segurança

Todo e qualquer sistema deve estar protegido contra acessos não autorizados e, ainda assim, estamos sujeitos a invasões de hackers que violam a segurança e podem fazer um completo estrago. Nesse caso, é indicado ter um firewall que gerencie as permissões de acesso.

Um sistema que alerte sobre possíveis ameaças e vulnerabilidades também ajuda e, além disso, é preciso reforçar constantemente as políticas de segurança da empresa para que sejam cumpridas.

Vale lembrar que o armazenamento na nuvem facilita a verificação dos requisitos de segurança, visto que os provedores desse serviço são especializados e têm uma preocupação constante com o assunto.


Falhas humanas

É bastante comum os usuários e, até mesmo, os próprios profissionais de TI cometerem erros, seja no uso inadequado de uma ferramenta ou no desenvolvimento e suporte aos sistemas. Essas falhas podem gerar conflitos, corromper dados, afetar a segurança e comprometer completamente um sistema, uma rede, ou servidor.

Sendo assim, reforçar as políticas de segurança da empresa e criar uma cultura de bom uso dos sistemas e equipamentos, com treinamento adequado, reduz significativamente as falhas, evitando incidentes que comprometem o funcionamento dos servidores.


Mudanças excessivas

Muitas mudanças ao mesmo tempo podem comprometer a janela de manutenção de um servidor e ocasionar problemas durante a execução das tarefas. Isso acaba gerando um retrabalho e fica muito mais difícil para resolver com o curto tempo disponível. Por isso, planejar o tempo de manutenção e programar as mudanças necessárias de acordo com o tempo disponível é fundamental para evitar transtornos futuros que comprometam o funcionamento dos servidores.


Manutenções não planejadas

Você pode imaginar que algumas solicitações não planejadas podem ser simples de serem realizadas, e por isso, não há necessidade de seguir os procedimentos. Contudo, isso é um erro, pois a maioria dessas ações pode não interferir no funcionamento do servidor, mas um só erro pode trazer graves consequências e se tornar um enorme problema.

Por isso não fuja das regras, e se não houver regras claras sobre o planejamento das manutenções, é necessário que sejam criadas e documentadas. Assim, os riscos são controlados e a probabilidade de algo inesperado acontecer é muito menor.


Falta de monitoramento

Monitorar o ambiente do data center é fundamental, pois a falta de monitoramento também é uma das principais causas de quedas e indisponibilidade em servidores. Um dos principais objetivos desse acompanhamento é a redução de downtime. Por meio disso é possível prevenir falhas e resolver problemas em menos tempo.

Fatores como temperatura e umidade devem ser automatizados. Outros aspectos como o consumo de espaço em disco, uso de memória e desempenho do processador devem emitir alertas com antecedência, prevendo uma possível falha e indicando uma ação necessária.

Também é importante calcular as IOPS para determinar se a performance necessária aos sistemas utilizados está sendo atendida. Essa é uma maneira eficaz de determinar se o desempenho atende satisfatoriamente a demanda.

Com o monitoramento adequado, é possível até identificar os impactos em caso de downtime. Sem falar que, uma empresa que passa menos tempo parada, reduz seus custos e aumenta sua eficiência.

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