Buscar
  • AnbInfo

Os desafios do home office em tempos de quarentena



Em 2008 comecei a trabalhar em home office alguns dias da semana, inclusive coordenando equipes remotas e presencial, onde essa experiência me ajudou muito a aprimorar a minha comunicação interpessoal e também a aprender a fazer um bom uso do meu tempo.


Entretanto, com essa crise mundial de saúde que estamos enfrentando posso afirmar que as condições do home office não são nada simples e muito menos gratificantes. Sabemos que não é uma escolha ficar trabalhando de casa, os nossos filhos estão em casa (e com isso o silêncio é algo raro), nossos cônjuges também estão em casa e a nossa atenção fica dividida.


Portanto, não tem sido dias fáceis, para nenhum de nós, concorda?

Eu queria saber qual é a sua maior dificuldade nessa quarentena? Manter o foco? Organizar o tempo? Dividir a atividades do trabalho e das tarefas domésticas? Manter a calma?


São essas algumas dificuldades que escutei de colegas, e, quero dizer para você que é natural sentir isso. Não se cobre tanto, nenhum de nós passou por nada parecido antes.


Nós estamos condicionados a viver na ilusão de uma previsibilidade de tudo: do trabalho, da faculdade, da casa, das férias, do que faremos no final de semana e tudo aquilo que compõe a nossa rotina, essa palavra tão pequena que nas últimas semanas tem feito uma falta danada para todos nós. Mas, eu acredito que sempre podemos aprender com tudo aquilo que nos acontece na vida. E não seria diferente com a crise que o novo coronavírus está nos impondo. Como é difícil não ter que sair para resolver as coisas, como é complicado ter que tratar das pendências do trabalho sem poder fazer aquela pausa e tomar um café na copa com os colegas, a hora do almoço na fila do self-service faz até falta, né?


Mas, por outro lado, vamos tentar avaliar o que tem de positivo: talvez a sua empresa até hoje não tivesse admitido a opção de home office, e, isso era algo que você sempre quis. Talvez aquela falta de tempo para brincar com seus filhos devido a correria do cotidiano se desfez e você está perto deles o dia inteiro, aquela vontade de cozinhar a própria comida para não comer mais as comidas gordurosas da rua pode ser sanada agora, você tem tempo para descansar alguns minutos após o almoço, não tem que enfrentar o trânsito desgastante, consegue tirar trinta minutos do seu dia para se exercitar em casa mesmo. E tantas outras coisas que você pode fazer agora, que tal tentar?


Faça pequenas pausas das tarefas ao longo do dia para sentar, respirar fundo e perceber o que está sentindo. Acolha a sua dor. Depois volte às atividades.

Ser compassivo com você, esse é o caminho.

8 visualizações

SOLUÇÕES DIGITAIS

Marketing Digital

Desenvolvimento de aplicativo

Criação  de sites

Gestão de Mídias Sociais

Consultoria SEO

Criação de Blogs

Facebook Ads

Google Ads

Criação de Landing Pages

© 2001 by AnbInfo. Todos os direitos reservados.

SERVIÇOS TE TI

Gerenciamento de TI

Consultoria de TI

Cibersegurança

Projetos de Infraestrutura de TI

Cabeamento estruturado

Migração de Servidores

botao-whatsapp-NOVO.png
  • Grey Facebook Ícone
  • Instagram
  • Twitter ícone social