Buscar
  • AnbInfo

O que é "VPN" e por que ela é alvo de Ciberataques?


Trabalhar em casa está fazendo com que os ciberataques alterem sua estratégia, alertam as agências de segurança.


Em tempos de coronavírus, os hackers estão mudando de estratégia e procurando VPNs vulneráveis para lançar ataques contra trabalhadores remotos. O número destes ataques explorando a pandemia não para de crescer. Então, os hackers atacam VPNs vulneráveis ?

O número de ataques cibernéticos que tentam exploraro surto de coronavírus para seu próprio ganho continua a aumentar à medida que grupos de criminosos cibernéticos e operações de hackers apoiadas pelo Estado nacional tentam tirar proveito da pandemia do COVID-19.


Um comunicado conjunto publicado pelo Centro Nacional de Segurança Cibernética (NCSC), pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) e pela Agência de Infra-estrutura e Segurança Cibernética (CISA) alerta sobre a ameaça contínua de golpes com tema de coronavírus, ataques de phishing e operações de malware e campanhas de ransomware contra indivíduos e organizações.

Hackers procuram VPNs vulneráveis para lançar ataques contra trabalhadores remotos


As pessoas e as empresas estão redesenhando a realidade de uma forma muito rápida, pois estão sendo forçadas a isso, o cotidiano trabalhado em LAN – Local Area Network precisou ser modificado para atender aos colaboradores. A VPN – Virtual Private Network , vem sendo a tecnologia mais acessível encontrada pelas empresas para conectar os micros em uma mesma rede. Vamos entender o que é VPN e que tipo de problemas poderão surgir no dia a dia das empresas que adotarem esse modelo:


O QUE É VPN?

Conforme dito na terminologia original, a VPN é uma conexão virtual privada, elaborada sobre uma rede pública, que utiliza de alguns protocolos para conectar dois ou mais micros em uma mesma rede.

A VPN funciona semelhante a um firewall, protegendo os dados compartilhados e mantendo-os privados. Pode ser utilizada para diversos meios, mas a principal utilização é a do compartilhamento de rede para uso profissional, em que os colaboradores utilizam à distância.


HISTÓRICO DA VPN

No início, a VPN foi vista como uma revolução tecnológica para o meio empresarial, já que foi fundamentada sobre a ideia de ser uma rede altamente protegida e que mantinha as informações internas de uma empresa em segurança.

Imaginava-se que, pelo fato das informações estarem encapsuladas em uma rede própria, elas estariam livre das ameaças da rede pública.

Sua utilização inicial visava a proteção da transação de informações financeiras e a eliminação de custos, foi após essa implantação que observou-se a importância de sua utilização para o meio corporativo de uma forma mais ampla.

O cenário da internet se modificou ao longo dos anos e o que parecia ser uma rede extremamente segura, passou a gerar algumas preocupações.


NOVO CENÁRIO

Com a popularização da rede vieram o crescimento dos ataques criminosos que visavam a obstrução da conexão para aquisição de dados sigilosos. 

Enquanto a tecnologia maliciosa se aperfeiçoou, o mesmo não aconteceu com a igual intensidade nos meios corporativos. Observa-se que a principal causa desses ataques é a brecha fornecida pela negligência nos cuidados com os patches de segurança.


OS PREJUÍZOS DOS ATAQUES

A falta de cuidados técnicos com a infraestrutura da conexão pode acarretar em problemas gravíssimos para uma empresa. 

Duas tragédias digitais acontecem quando a empresa não possui os devidos cuidados com os patches e tem a rede violada por ataques.


1 – VULNERABILIDADE:

A empresa possui uma maior exposição na internet, o que pode acarretar na aquisição dos mais sigilosos dados corporativos, que estão armazenados em seus servidores.


2 – ATAQUES A OUTRAS TECNOLOGIAS:

Com o acesso nas mãos dos criminosos, outras tecnologias podem adentrar esse ataque, como históricos de e-mails e até mesmo informações financeiras.

São problemas extremamente preocupantes, visto que o cuidado com as informações deve ser uma das maiores prioridades de uma infraestrutura de TI. Uma solução vantajosa é a do armazenamento em nuvem.


Os bens digitais são parte do patrimônio de uma empresa, manter a segurança digital diz muito a respeito de sua reputação, da confiança que transmite para os clientes e das perspectivas futuras de sucesso que possam almejar.

3 visualizações

SOLUÇÕES DIGITAIS

Marketing Digital

Desenvolvimento de aplicativo

Criação  de sites

Gestão de Mídias Sociais

Consultoria SEO

Criação de Blogs

Facebook Ads

Google Ads

Criação de Landing Pages

© 2001 by AnbInfo. Todos os direitos reservados.

SERVIÇOS TE TI

Gerenciamento de TI

Consultoria de TI

Cibersegurança

Projetos de Infraestrutura de TI

Cabeamento estruturado

Migração de Servidores

  • Grey Facebook Ícone
  • Instagram
  • Twitter ícone social