Buscar
  • AnbInfo

O que é catfishing e como não cair nesse golpe

Catfishing é mais um dos muitos golpes que existem no mundo virtual. Trata-se de um fenômeno em que uma pessoa cria uma ou várias identidades virtuais falsas para enganar outros usuários emocionalmente. Entre as motivações dessa prática estão vingança, solidão, curiosidade ou até mesmo tédio.

Funciona mais ou menos assim: imagine que um homem queira se vingar de um ex-colega de trabalho. Aí, ele cria um perfil de uma mulher muito atraente no Facebook e também nas outras redes sociais. Com esse perfil falso, ele adiciona sua vítima e começa a trocar mensagens – sempre dando a pinta que tem segundas intenções.

Esse tipo de golpe demanda certo tempo. À medida que o catfish vai ganhando confiança, ele passa a fazer perguntas mais sensíveis. Se a vítima não filtrar o que fala, suas respostas podem ser usadas contra ela própria depois.

Catfishing: tática de guerra

A empresa de segurança FireEye identificou que forças ligadas ao presidente da Síria, Bashar al-Assad, fizeram uso do catfishing para roubar informações de rebeldes e até instalar malwares nas máquinas das vítimas. Basicamente, eles criaram uma infinidade de perfis sociais de mulheres bonitas e adicionaram os inimigos.

Aí, quando já estavam com uma amizade online estável, eles faziam uma série de perguntas. Calcula-se que as forças de Bashar al-Assad roubaram 7,7 gigabytes de dados de mais de 12,3 mil inimigos. Para completar, eles enviavam fotos JPEG contaminadas com vírus. Quando a vítima abria o arquivo, infectava seu computador ou smartphone.

Como não cair nesse golpe

Normalmente, o catfish evita um encontro real e tem sempre uma desculpa para não fazer uma conversa por voz e para não ligar a webcam. Então, se uma pessoa que você não conhece pessoalmente te adicionar e mantiver esse tipo de comportamento, tome cuidado: pode ser um catfishing.

Por fim, pegue a foto de perfil que a pessoa está usando e faça uma pesquisa de imagem reversa online. Se ela aparecer em outros locais e ligadas a um outro nome, você identificou um catfish. O melhor a fazer é bloquear, excluir e denunciar esse tipo de perfil.

fonte: seguranca.uol.com.br


#catfishing #Segurançananet #Segurançavirtual #CuidadosnaWeb

2 visualizações

SOLUÇÕES DIGITAIS

Marketing Digital

Desenvolvimento de aplicativo

Criação  de sites

Gestão de Mídias Sociais

Consultoria SEO

Criação de Blogs

Facebook Ads

Google Ads

Criação de Landing Pages

© 2001 by AnbInfo. Todos os direitos reservados.

SERVIÇOS TE TI

Gerenciamento de TI

Consultoria de TI

Cibersegurança

Projetos de Infraestrutura de TI

Cabeamento estruturado

Migração de Servidores

  • Grey Facebook Ícone
  • Instagram
  • Twitter ícone social