top of page

Golpe de 'sextortion' lucrou R$ 400 mil em 5 meses: veja como se proteger.


Desesperadas, muitas vítimas acabam pagando para não se expor. (Fonte: Freepik)




















O golpe de sextorsão (ou sextortion, em inglês), que ameaça expor supostos vídeos íntimos ou fotos sexuais da vítima na internet, já chegou aos e-mails de mais de 27 milhões de pessoas, segundo a empresa de segurança digital Check Point, tendo arrecadado o equivalente a mais de R$ 400 mil somente nos últimos cinco meses.

Este tipo de golpe digital começa com o envio de uma mensagem de e-mail ameaçadora que geralmente começa assim: “Estou ciente de que XXXXX é a sua senha”, sendo que o “X” representa a palavra-chave verdadeira da vítima. Na sequência do texto, o hacker alega ter imagens íntimas suas, que serão vazadas na internet caso você não faça o pagamento da quantia exigida em até 24 horas.

Assustadas, principalmente por causa da senha verdadeira informada na mensagem, muitas vítimas acabam cedendo às ameaças e enviando dinheiro aos cibercriminosos. No entanto, o que você não sabe é que a maior parte destas ameaças é falsa e que a sua senha provavelmente foi obtida em ataques hackers anteriores, que costumam vazar milhões de códigos na web para quem quiser ver.

De posse destas senhas, os golpistas usam o malware Phorpiex para comparar os endereços de correio eletrônico afetados pelos vazamentos e disparar e-mails em massa em direção a eles — o software é capaz de enviar até 30 mil mensagens por hora — e ficam aguardando para ver se alguém cai na armadilha.

Como se proteger do golpe

Recebeu e-mail com ameaças de exposição de vídeos íntimos? Em primeiro lugar, não se desespere, pois é possível que o golpista não tenha nada seu. Em seguida, acesse o site Have I Been Pwned? e verifique se a senha do seu e-mail foi vazada. Caso ela esteja entre os códigos disponíveis na rede, troque-a imediatamente.

Também é essencial verificar se os sistemas operacionais do computador, celular e tablet estão atualizados, além de fazer uma varredura nos dispositivos com antivírus e outros programas de segurança.

Fontes

Categorias

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page