Buscar
  • AnbInfo

Controle parental: como garantir um ambiente seguro para seus filhos na internet.


As perguntas todo mundo já conhece. Dá para controlar o que eles acessam na internet? Qual é a idade ideal para o seu filho ter um celular? Os jogos online realmente são uma ameaça a criança? Até que ponto é possível interferir quando o assunto é liberdade na rede? O difícil é encontrar respostas precisas para essas dúvidas... A Gabriela, mãe do Ian e da Vitória, consegue ver de perto o que os filhos fazem na web, com o aplicativo Familylink, do Google. Ele permite que os pais estabeleçam regras digitais para os seus filhos, como definir limites de tempo para a tela, estabelecer horário de dormir, bloquear dispositivos remotamente e emitir avisos quando a criança faz algo indevido. 

Infelizmente, o que acontece na casa da Gabriela é exceção. Segundo uma pesquisa do CyberHandbook, cerca de 80% dos pais não sabem o que os filhos acessam na internet. E os perigos? Esses são muitos. Casos de pedofilia, extorsão e cyberbullyng são os mais preocupantes. Fora os conteúdos impróprios para a faixa etária da criança e até jogos macabros, como o jogo da Baleia Azul, que ficou conhecido por propor diversos desafios perigosos até chegar na última fase em que incentivava suicídio.

Se os problemas são grandes, a boa notícia é que hoje existem diversas ferramentas de controle parental. Gigantes como a Apple e a Microsoft já contam com configurações na sua própria plataforma que garantem segurança para crianças. O Painel de Controle de Pais do Mac ajuda a monitorar conteúdos e aplicativos para um usuário específico. Em termos de tempo e uso, esta é uma ótima ferramenta para limitar o acesso dos filhos a internet. Você pode configurar filtros, além de limitar a transação de e-mails e mensagens de iChat. O Windows conta com um programa chamado Windows Family Safety, que é uma ferramenta usada para manter a criança longe de algum conteúdo online inapropriado. Você pode adicionar e tirar sites específicos e definir níveis de filtragens.

A McAfee, fabricante de ferramentas de segurança, também tem uma proposta interessante. Ela desenvolveu o Macfee Safe Eyes que funciona tanto para o Mac quanto para Windows. Com o aplicativo, dá para bloquear sites, vídeos e limitar o uso de redes sociais.

Mas, e se mesmo assim, você se deparar com um problema? O que fazer? Crimes virtuais acontecem diariamente e o número de novos casos tem crescido.

Apesar do cenário desafiador, tem mais  boa notícia nessa história: mesmo as gerações mais novinhas já sacaram a importância de estar protegido no mundo virtual.  

O capítulo final todo mundo talvez já conheça: a chave para qualquer boa convivência está na comunicação. Mas, como estamos aqui para ajudar, não custa lembrar as ferramentas que já falamos, como o aplicativo FamilyLink, do Google, o programa McAfee Safe Eyes e os recursos do próprio Windows e MAC. E tem mais dicas!

O Playstation possui configurações para controle parental que restringe a faixa etária em jogos, define limites mensais de consumo e até controla a comunicação com outros jogadores.

Tem muitos apps para sistemas IOS  e Android. Alguns exemplos: o aplicativo FamiSafe Kid Control permite que você tenha um rastreamento de localização por GPS em tempo real.

O NetNanny é bem popular. Ele emite alertas e notificações customizadas e fornece uma excelente ferramenta de monitoramento de mídia social.

E ainda tem o Screen Time, um aplicativo em que os pais podem realizar uma pausa instantânea para bloquear algum dispositivo e aprovar os apps antes que os filhos instalem.


#controleparental #segurançanainternet #segurançapracriança

11 visualizações0 comentário

SOLUÇÕES DIGITAIS

Marketing Digital

Desenvolvimento de aplicativo

Criação  de sites

Gestão de Mídias Sociais

Consultoria SEO

Criação de Blogs

Facebook Ads

Google Ads

Criação de Landing Pages

© 2001 by AnbInfo. Todos os direitos reservados.

SERVIÇOS TE TI

Gerenciamento de TI

Consultoria de TI

Cibersegurança

Projetos de Infraestrutura de TI

Cabeamento estruturado

Migração de Servidores

botao-whatsapp-NOVO.png
  • Grey Facebook Ícone
  • Instagram
  • Twitter ícone social