Buscar
  • AnbInfo

Computador lento: como melhorar o desempenho de sua máquina em até 4 passos.


Aprenda o que fazer para melhorar a performance do seu computador e aumentar sua velocidade.

Ele era muito rápido quando você comprou... agora demora para ligar e, quando o navegador abre, você nem lembra mais o que queria pesquisar. Você consegue realizar suas tarefas, mas com muito custo. Por que os computadores tendem a ficar mais lentos conforme o tempo passa?!

Basicamente, a acumulação de arquivos e programas sem uso é a grande responsável pela lentidão dos computadores, mas existem outros fatores que podem afetar a velocidade. Para acabar com essa frustração, listei abaixo 4 formas simples de melhorar o desempenho do seu computador que vão fazer parecer que ele acabou de sair da loja:

Remova arquivos e programas desnecessários

Na maioria das vezes que um computador está lento, o disco rígido está lotado de programas, jogos e arquivos sem serventia. Tenha em mente que o acúmulo é mais grave que ter um software “pesado” instalado. Por isso, sempre que possível, faça uma varredura entre todos os seus programas instalados, em busca daqueles que você não usa há muito tempo. O ideal é que você mantenha um computador para uso exclusivo profissional, com ferramentas voltadas somente para a sua loja, portanto pratique o desapego! Quanto mais espaço livre no disco rígido, mais rápido fica o computador.

Para remover programas, visite o Painel de Controle > vá até a aba Programas > e clique em Desinstalar programa. A janela que abre exibe uma lista com todos os programas instalados no computador. Então, basta selecionar um programa e depois clicar em Desinstalar.

Os arquivos mais antigos e que nunca foram utilizados podem não parecer um problema, mas como eles sempre estão em locais separados e até escondidos no computador, fica difícil visualizar a quantidade enorme a que eles podem chegar.

Para identificar e localizar esses arquivos, procure por Limpeza de disco na barra de tarefas. Para removê-los, selecione a opção Limpar arquivos do sistema > clique em Arquivos a serem excluídos > marque os tipos de arquivo a serem removidos (sugestão: arquivos temporários, lixeira e miniaturas) > clique em OK.

Apenas a remoção dos arquivos temporários e afins não vai liberar uma quantidade expressiva de memória, porém é importante que você combine essas dicas com os métodos a seguir.

Execute menos programas ao iniciar

Verifique se existem muitos programas configurados para serem executados automaticamente ao iniciar o sistema, programas como antivírus e players de música costumam ser configurados automaticamente para iniciarem junto com o sistema e nem sempre pedem autorização para isso.

Com o Windows, a verificação você faz através do Gerenciador de Tarefas. Utilize o atalho "Ctrl + Shift + Esc" do teclado > na aba Inicializar > desmarque os programas que você não quer que sejam executados ao iniciar o sistema > e depois clique em Desabilitar.

Elimine vírus com o próprio Windows

Em alguns casos, uma proteção extra pode vir a calhar para manter as suas informações seguras, mas para evitar que os vírus prejudiquem o desempenho do seu computador, sem interferir no desempenho dos programas que você usa para trabalhar (como alguns antivírus podem fazer), utilize o Microsoft Security Essentials. A ferramenta vem instalada em algumas versões do Windows, mas caso o seu não tenha, o download pode ser feito de forma gratuita na página oficial da Microsoft.

Alguns antivírus são muito rigorosos e podem marcar como suspeita a atividade de um programa que compartilhe informações, por exemplo, mesmo este sendo o comportamento desejado e seguro do software. Além de influenciar na velocidade, pode interromper alguma atividade importante do seu comércio.

Configurações de energia

O Windows ativa o modo de economia de energia assim que a bateria de um notebook chega a um limite mínimo de autonomia, para poupar carga e permanecer mais tempo funcionando. Essa é uma configuração que pode ser alterada manualmente pelo usuário, caso ele deseje o brilho máximo da tela mesmo com pouca bateria, por exemplo. Isso prejudica o funcionamento do computador a longo prazo, porque o uso indesejado da bateria do notebook pode exigir mais recargas.

Além disso, o usuário pode deixar o carregador ligado o tempo todo. Quanto mais frequente, mais chances de superaquecer a bateria, prejudicando o computador por inteiro. Encurtando o tempo útil e gerando falhas de desempenho. Portanto, use as recomendações de energia do Windows que incluem manter a bateria acima dos 20%.

E uma dica para finalizar: procure por versões online dos programas que mais usa. Programas como Word e Excel estão disponíveis para uso através do navegador, economizando espaço no seu computador, com todos os recursos que você já usa.

Você tem algum segredo para aumentar a velocidade do computador que gostaria de compartilhar? Deixe nos comentários!

22 visualizações

SOLUÇÕES DIGITAIS

Marketing Digital

Desenvolvimento de aplicativo

Criação  de sites

Gestão de Mídias Sociais

Consultoria SEO

Criação de Blogs

Facebook Ads

Google Ads

Criação de Landing Pages

© 2001 by AnbInfo. Todos os direitos reservados.

SERVIÇOS TE TI

Gerenciamento de TI

Consultoria de TI

Cibersegurança

Projetos de Infraestrutura de TI

Cabeamento estruturado

Migração de Servidores

  • Grey Facebook Ícone
  • Instagram
  • Twitter ícone social