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Mudanças recentes no algoritmo de indexação do Google valorizam a funcionalidade e o tempo de carregamento

Para garantir o sucesso de um site, funcionalidade é tudo. O tempo de carregamento, o uso de textos claros e legíveis, o funcionamento sem erros de programação... Enfim, a experiência do usuário é considerada prioridade máxima para o Google. A fim de reforçar essa tendência, recentemente a empresa americana lançou uma mais uma versão do Google Lighthouse (https://developers.google.com/web/tools/lighthouse/), um serviço criado em 2018 para avaliar a performance de aplicativos, e que agora também serve para medir o desempenho de sites.

“O Lighthouse escaneia e testa página por página do site, considerando as melhores práticas do ponto de vista do usuário”, explica Luiz D'Elboux, diretor de marketing da GoDaddy e especialista em estratégias de marketing digital e construção de marcas.

Em outras palavras, o serviço verifica as velocidades de carregamento, acessibilidade e a otimização geral do mecanismo de pesquisa (SEO) da página que verifica, considerando condições difíceis de acesso, conexões de internet lentas que visam simular situações recorrentes na vida real. O resultado da análise é exposto num relatório que apresenta sugestões para aprimorar o site.

Todo site corporativo precisa ter aspecto profissional, é claro, mas o foco na funcionalidade aumentou ao longo dos últimos anos, diz D'Elboux, na medida em que a maior parte dos acessos começou a acontecer a partir de smartphones. “No celular, os acessos são mais frequentes, mas a experiência visual é reduzida e a experiência do usuário é mais focada na acessibilidade ao conteúdo”, explica.


“Um site que não condiz com essa nova realidade, que aposta, por exemplo, em muitos elementos gráficos, não vai aparecer na busca porque o usuário vai ter dificuldade para navegar”, diz D’Elboux. Por isso, é recomendável, para quem já tem site, submeter ao Google Lighthouse em busca de uma avaliação. Para quem ainda não desenvolveu a própria página, é possível criar um site do zero, já considerando os critérios que fazem sucesso com a indexação do Google.

Existem diferentes criadores de páginas. Para avaliar o desempenho de seu próprio serviço, chamado Sites + Marketing, a GoDaddy resolveu criar três sites fictícios, típicos de pequenas empresas, em quatro diferentes plataformas. Submeteu ao Google Lighthouse e comparou o desempenho.

Desempenho superior

A performance das páginas é medida segundo cinco métricas: desempenho (a velocidade com que o site é carregado), acessibilidade (ou seja, as condições de leitura dos textos), melhores práticas (considerando vulnerabilidades de segurança), SEO (a capacidade de detectar a página em ferramentas de pesquisa) e, por fim, o Aplicativo Web Progressivo (que testa o desempenho em dispositivos móveis).

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