6 TRUQUES PARA USAR MELHOR O PC E A INTERNET.


Existem, no Windows, alguns atalhos simples, fáceis de memorizar e, acima de tudo, úteis, que todo mundo deveria aprender para agilizar o dia-a-dia online e se sentir modernizado.

Se você já ficou ao lado de alguém especializado em computadores, deve ter percebido que essa pessoa nunca usa os comandos convencionais e, muito provavelmente, pensado que não conseguiria fazer algo assim. Mas nem sempre este é o caso! Existem, no Windows, alguns atalhos simples, fáceis de memorizar e, acima de tudo, úteis, que todo mundo deveria aprender para agilizar o dia-a-dia online e se sentir modernizado. Veja só:

Criar a cópia de algum arquivo

Para economizar alguns cliques na hora de copiar um arquivo, basta usar a tecla Control e clicar com o mouse em cima do arquivo. Depois disso, é só arrastar a cópia para onde quiser.

Reabrir uma aba fechada por engano

Volta e meia, a gente fecha uma aba sem querer, né? A forma mais fácil de reabri-la é usar a seguinte combinação: Control + Shift + T. Pronto!

Mover janela para qualquer lado ou para outra tela

Aperte a tecla Windows junto com a seta de direção desejada (esquerda, cima, baixo ou direita) para direcionar a janela que está ativa no momento para o lado que você quiser. Mas, se sua intenção for mandar a janela para outra tela (do PC para TV na hora de ver algum filme/série por exemplo), combine Windows + Shift + esquerda, cima, baixo ou direita, de acordo com o movimento que desejar.

Repetir a última ação usando uma única tecla

No Excel, a tecla F4 permite repetir o último comando executado em uma tabela. Por exemplo, após alterar a cor de uma célula, selecione a próxima e digite F4 para repetir o efeito no restante dos espaços onde precisar fazer essa mudança. Prático, né?

Pause, avance ou volte um vídeo no Youtube com um clique.

Você já deve saber que basta apertar a barra de espaço para pausar um vídeo no YouTube, mas a dica só funciona se você já tiver clicado no vídeo antes. Do contrário, o efeito da barra de espaço vai ser o de rolar a tela para baixo. Para evitar isso, prefira a tecla K, que pausa e dá play no vídeo independentemente de já ter clicado antes na tela. Já a tecla J volta o vídeo em 10 segundos, enquanto que o L avança na mesma proporção.

Abrir links em novas abas com um clique

Se você tiver um mouse com aquela rodinha para rolar a tela de navegação, tente clicar com ela sobre um link qualquer. Por padrão, esse terceiro botão do mouse permite abrir links em abas novas, mas, dependendo do modelo do seu mouse, talvez você precise reconfigurar essa definição.

Gostou das dicas? Conte pra gente, nos comentários, se já usa algum e/ou se pretende começar a utilizar algum deles! 💻

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo